Na manhã desta segunda-feira (01/08) o juiz da comarca de Patrocínio, Serlon Silva Santos, apresentou o projeto Justiça na Escola que busca ampliar o debate na sociedade, principalmente pela comunidade escolar, onde o aluno começa a moldar sua postura como cidadão e a tomar atitudes que afetarão a coletividade. De acordo com o juiz e idealizador, após a implantação do programa, na cidade de Patrocínio, observou-se queda nos índices de violência nas instituições de ensino da comarca. Em algumas escolas essa taxa chegou quase a zero.
A reunião aconteceu no auditório da sede do Sicoob Credicopa e reuniu integrantes da Rede Patos e convidados. A juíza da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais, Dra. Solange de Borba Reimberg, diz: “Clamamos por ações como essa no nosso município”. Solange também enfatizou a importância da Rede Patos estar envolvida em mais uma causa de reeducação no meio escolar.
O coordenado da Rede Coop Patos de Minas e presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira Santos destacou a importância do projeto e principalmente o protagonismo dos pais no desenvolvimento infantil. Ronaldo reforçou também o apoio da rede e colocou a estrutura da cooperativa à disposição das futuras ações.
O programa é voltado, inicialmente, para coleta de dados e informações, o projeto Justiça na Escola foi criado em 2014. Em 2016 começaram as palestras em efetivo, mas desde o começo com bons resultados. De acordo com o juiz Serlon Silva, só na cidade de Patrocínio, milhares de pais e alunos já foram contemplados com a iniciativa, além de vários gestores de educação, o que comprova o reflexo positivo na região e o objetivo é implantar em Patos de Minas e gerar o mesmo impacto nos envolvidos.
O próximo encontro será um simpósio e acontecerá no mês de outubro.