Secretaria de Saúde prepara campanha de vacinação

Por determinação do Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira – Bebé, mais de 30 técnicas de enfermagem de sala de vacinas das Unidades Básicas de Saúde da cidade e zona rural, estiveram reunidas no Salão “Geraldo Campos” no meio da tarde desta quinta-feira (19). Na oportunidade, a Coordenadora de Imunização da Secretaria, Flávia Cristina Bertolace, repassando as orientações necessárias determinadas pela Secretaria de Estado e Ministério da Saúde, quanto a campanha nacional de imunização contra paralisia infantil e sarampo que, acontece entre 06 a 31 de agosto próximo. “O dia D acontece no sábado dia 18 de agosto, quando todas as UBS’s e Postos de Saúde funcionarão 08 às 17 horas e na zona rural a cobertura vacinação ocorrerá entre 21 a 23 de agosto”, destacou Flavia Bertolace.

Registro de casos

A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Flavia Cristina, esclarece que em Patrocínio e em todo o Estado de Minas, não tivemos nenhum caso de sarampo registrado. “Contudo, o vírus da doença foi novamente reintroduzido no país com o êxodo de venezuelanos que tem entrado no Brasil a partir do Estado de Roraima, onde vários casos já foram registrados, inclusive com óbitos, além de outros casos nos Estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro e por isso estamos em alerta”, salientou.

Objetivos

A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas dessas doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência internacional ao promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia, independentes se há ou não com uma campanha de vacinação em vigência.

“O Calendário Nacional de Vacinação tem como objetivo a cobertura vacinal no País, além de ampliar grupos e faixas etárias com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida”, afirma Flavia.  O cartão de vacinação é um documento indispensável, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. Assim, não só crianças, como adolescentes e adultos, devem manter suas vacinas em dia.

Reações

Geralmente, as crianças são as que mais apresentam reações às vacinas. Por isso, a família deve redobrar a atenção no período pós-vacinação. Um exemplo é a vacina tríplice bacteriana (a DTP, contra a difteria, o tétano e a coqueluche), que pode causar, entre outras reações, irritações na pele e coceira.

Prevenção

Prevenir é melhor que remediar. O uso de vacinas tem maior custo-benefício no controle de doenças imunopreveníveis que o de medicamentos para sua cura. Resultado de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e consideradas essenciais para a saúde pública.

ASCOM/PMP – União e Trabalho