Justiça na Escola é implantado em Tupaciguara

O Programa Justiça na Escola continua avançando fronteiras. Após apresentado para autoridades e gestores escolares de Tupaciguara na última segunda-feira (2), a Câmara imediatamente aprovou a lei para sua regulamentação e a Juíza Danielle Louise Rutkowski Dias Engel acompanhada de uma comitiva virá a Patrocínio para realizar uma capacitação no dia 12 de março, quando será realizado o primeiro encontro do Grupo de Estudos do Núcleo de Atendimento às Escolas. 

Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, que é natural de Tupaciguara, ressaltou a alegria de implantar o programa em sua terra natal. “Levar o Programa Justiça na Escola para Tupaciguara tem um significado muito especial para este juiz, por se tratar de minha terra natal. Na ocasião, pudemos perceber ali um engajamento muito grande das autoridades locais com a matéria, principalmente da juíza, Dra. Danielle, do Secretário de Educação, Danilo Santana, e dos vereadores de uma forma geral. Além disso, os participantes das palestras demonstraram muito interesse pelo conteúdo do programa, em razão do que acreditamos que haverá ali resultados muito bons”. 

Sobre o Programa 

O Programa Justiça na Escola foi implantado em Patrocínio no ano de 2014, através de uma ação conjunta dos poderes judiciário, executivo, legislativo, comunidade, setor educacional e parceiros, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência. Em seu âmbito, também é realizado o PROCEVE - Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar, dentre outros projetos. 

Idealizado pelo Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, o Justiça na Escola já está consolidado na cidade com palestras realizadas para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais. O programa também tem atuação em Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Iraí de Minas e Perdizes, além da iniciativa ter sido apresentada em Ribeirão das Neves (região metropolitana de Belo Horizonte), Caetanópolis, Paraopeba, Sete Lagoas, e agora em Tupaciguara, todos em Minas Gerais. O Programa também já foi tema de audiência pública no Congresso Nacional e de workshop em Santa Catarina.