Rede Municipal de Educação mostra avaliações do SIMAVE

Na tarde de quarta (08) aconteceu na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação uma reunião com os diretores das escolas municipais e supervisores para que fizessem uma análise dos resultados do SIMAVE referente ao ano de 2018. O SIMAVE é o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação que tem como objetivo medir os indicadores que os resultados apresentam para que a escola possa refletir onde os alunos precisam avançar e consolidar o aprendizado especifico de cada etapa de ensino.

O Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta e o Subsecretário de Educação Natanael Diniz destacaram que esses resultados são uma ferramenta valiosa de trabalho, pois eles permitem traçar metas e ações pedagógicas para que o aprendizado seja contínuo e satisfatório, mesmo sabendo dos desafios e dificuldades que alguns alunos encontram. A Rede Municipal de Educação apresentou os seguintes resultados:

PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização

2° ano – Língua Portuguesa 599,9 (Recomendado)

Matemática- 595,6 (Recomendado)

Pela média 51% dos alunos estão no  nível avançado em Língua Portuguesa.

Em Matemática 38,1% dos alunos estão no nível avançado em Matemática.

PROALFA-  Programa de Avaliação da Alfabetização

3° ano- Em escrita 757.9 (Recomendado)

Língua Portuguesa- 649.8 (Recomendado )

Matemática- 636.2 ( Recomendado)

PROEB- Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica

5° Ano – Língua Portuguesa 241.2 (Recomendado)

Matemática – 255.6 ( Recomendado)

9° ano- Língua Portuguesa 285.4 (Recomendado)

Matemática- 292.5 (Intermediário)

Partindo desses resultados, a equipe pedagógica da SME traçou um panorama de fragilidades que existem e apresentou algumas estratégias para os diretores e supervisores que possam trabalhar em suas respectivas escolas. É bom destacar que cada escola apresentou seu resultado individual onde há uma variação de notas conforme os resultados apresentados e que foram abordados durante a reunião.

ASCOM/PMP com informações da Secretaria Municipal de Educação/Foto Divulgação