Saúde mantém e reforça medidas de combate a “Dengue”

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou em meados de abril as medidas que foram tomadas, no combate ao mosquito transmissor da dengue e que vitimou centenas de pessoas na cidade e zona rural. Segundo o Secretário Humberto Donizete Ferreira (Bebé), as medidas anunciadas na época foram mantidas e ampliadas para toda a população. Ele citou como exemplo a contratação e treinamento de 10 novos agentes de endemias, capacitação de médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde, além de adotado o atendimento prioritário a usuários da rede de saúde com sintomas suspeitos de dengue, tanto nos Postos de Saúde, Policlina e Pronto Socorro Municipal.

As medidas

Na oportunidade, foram disponibilizadas novas salas de hidratação, agilidade na liberação de exames de sangue para confirmação da doença em no máximo uma hora, além do aumento de profissionais da saúde para atender a demanda que já começou a ser reduzida em todas as unidades.  O chamado “Fumacê” continua sendo aplicado nos pontos de maior incidência do mosquito da dengue, através de duas viaturas disponibilizadas ao município pelo Governo do Estado. Alguns bairros e o centro já estão recebendo o terceiro e quarto ciclo de aplicações.

Plantão noturno

O Governo Municipal, através da saúde municipal promoveu a ampliação do funcionamento entre 08h às 22h, da Unidade Integrada de Saúde Dr. Michel Whady (Policlínica), exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos dengue. Esse atendimento especial foi realizado nos dias 18,19, 20 e 21 de abril e será mantido até o final desse durante os finais de semana. O trabalho dos agentes de combate a endemias recebeu em abril, o apoio dos jovens atiradores do TG-04-020, no serviço de inspeção e orientação nas residências do Bairro Boa Esperança. A iniciativa partiu do titular da pasta da saúde Humberto Donizete Ferreira e o Subtenente Rodney do Nascimento.  Nessa e na próxima semana bairros e área central da cidade voltam a receber nova aplicação do fumacê.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação