Vacinação contra gripe encerra na sexta-feira

Faltam menos que uma semana para o encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe e somente 63,4% do público-alvo recebeu a imunização, totalizando 37,7 milhões de pessoas, informou o Ministério da Saúde nesse final de semana. A campanha vai até 31 de maio em todo o país e envolve 41,8 mil postos de vacinação. A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe. Até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes.

A vacina não é capaz de causar a gripe, a única contra-indicação é para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como a clara de ovos, usada na fabricação. Qualquer pessoa pode tomar a vacina. Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.

Quem já se vacinou

O grupo das puérperas é o que registra maior cobertura vacinal em todo o país, de 81,9%, ou 288,6 mil doses aplicadas. A cobertura dos idosos chega a 72,2%. Em seguida, vêm funcionários do sistema prisional (71,3%), indígenas (70,7%) e professores (65,7%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (24%), população privada de liberdade (32,2%), pessoas com comorbidades (54%), trabalhadores de saúde (60,9%), crianças (61,5%) e gestantes (63,2%).

Encerramento

Em 13 de maio, no chamado Dia “D” (Dia Nacional de Vacinação) contra Influeza, todas as unidades de saúde da cidade estiveram abertas entre 8h às 17h. A campanha vai até o dia 31, próxima sexta-feira e no ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação pessoal com foto. É importante também levar o cartão de vacinas para atualização. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorreram as escolas para vacinação dos professores. As comunidades rurais receberam as equipes nos dias 16, 17 e 18 de maio. Todos os Postos de saúde estão atendendo aos interessados em se vacinar, trabalhando no horário comercial entre 08h às 11h e de 13h às 17 horas até a próxima sexta-feira dia 31 de maio.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação