Ações marcam "Semana do Meio Ambiente"

Dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, o que comemorar? Mesmo com tanta tragédia ambiental, com destaque em Minas, com a queda das barragens de Mariana e de Brumadinho. Perguntamos: Temos o que comemorar? Em Patrocínio, muito se tem feito para promover um ambiente menos impactado pela mão do homem.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Codema vêm promovendo ações, visando uma conscientização voltada à proteção, preservação e conservação do meio ambiente.  Hoje, além de licenciar os empreendimentos da cidade e zona rural, o que possibilita aos gestores do Município um olhar mais detalhado de todos os empreendimentos e principalmente os de maior impacto ambiental, dando a possibilidade de uma melhor estratégia de defesa dos nossos recursos ambientais.

O licenciamento ambiental pela SEMMA se tornou exemplo, ao ponto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente pedir à SEMMA para capacitar os profissionais das cidades vizinhas, que irão aderir o licenciamento do Estado sendo considerada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) como Secretaria Modelo.

Projetos sendo realizados

Ecoponto/Lixo Eletrônico recebe equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e tem uma destinação ambiental adequada. Aparelhos sem serventia podem ser entregues à Rua Joaquim Cardoso Naves, nº 495, no Bairro Marciano Brandão (segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às.17 h)

Ecoponto de Pneus é situado no Canil Municipal e recebe os  pneus inservíveis. Podem ser entregues (segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h).

Viveiro de mudas é um dos mais recentes projetos em 2019 pela SEMMA e visa a produção, inicialmente de 30 mil mudas que serão destinadas à arborização urbana  da cidade.

Queimadas em lotes é uma lei aprovada pela Câmara, visa à conscientização sobre os perigos causados pelas queimadas e da importância em manter os lotes da cidade limpos.  Diminui a possibilidade de incêndios, evita a poluição atmosférica decorrido da  fumaça que provoca doenças respiratórias. E lotes sujos são criatórios de bichos peçonhentos e insetos, como o mosquito da dengue. A comunidade não pode ser penalizada pelo descuido de proprietário que não cuida de seu lote.

Coleta Seletiva tem tido uma atenção especial pela SEMMA e pelo governo municipal e está ligado diretamente à implantação do novo aterro sanitário municipal, o qual irá receberá todos os resíduos sólidos produzidos pela comunidade. A coleta possibilitará o aumento da vida útil do aterro fazendo necessária a participação de todos nós.

Com esta visão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está promovendo a coleta seletiva nos Bairros Nossa Sra. de Fátima, Ouro Preto, Constantino e Boa Esperança. O mesmo acontece nas avenidas Faria Pereira e Rui Barbosa, nas escolas e repartições públicas. Outra maneira de coleta seletiva na cidade é a utilização dos PEVS, estruturas para acondicionamento dos resíduos recicláveis, distribuídas em locais  estratégicos para que a população  participe e  faça a  coleta seletiva  de sua casa ou de sua empresa. O intuito do governo municipal é expandir a coleta seletiva para todos os bairros. Para que a coleta seja efetiva precisamos da colaboração e apoio de toda a população patrocinense. Participe.

Todo esse material reciclável é recolhido e destinado ao Centro de Triagem da Coopercac, onde é separado (metal com metal, papel com papel, plástico com plástico), e posteriormente é comercializado para a reciclagem, gerando renda e empregos aos catadores que viviam  no lixão.

ASCOM/PMP com informações e fotos da Sec. de Meio Ambiente