Aterro sanitário tem Licença Prévia aprovada e Mosaic apresenta novos projetos

Na última quarta-feira da semana passada, dia 19, em reunião ordinária do CODEMA – Conselho de Conservação e defesa do Meio Ambiente, em sua pauta teve importantes processo ambientais analisados pela bancada de  conselheiros.

Dentre eles foram aprovados a licença Prévia (LP) para a instalação do Aterro Sanitário, onde definiu os critérios e as diretrizes necessárias para viabilizar a correta destinação dos resíduos urbanos de Patrocínio e identificando o possível local a ser instalado, terreno de 35 há a 15 km do perímetro urbano.

O futuro aterro tem classificação de porte médio, com capacidade de 1.520.000 t e prevê a instalação de unidade de triagem de recicláveis, de área de reciclagem de resíduos da construção civil, de central de recebimento, armazenamento e reciclagem de sucata metálica, papel, papelão, plásticos ou vidro, de central recebimento, armazenamento, triagem e transbordo de pilhas e baterias e de unidade de triagem de recicláveis e tratamento de resíduos orgânicos originados de resíduos sólidos urbanos.

Em síntese, os conselheiros observaram a importância do tratamento do lixo e  consideram uma necessidade prioritária do município, em estabelecer um tratamento adequado aos resíduos sólidos produzidos na cidade. E com a instalação do aterro sanitário promoverá outro panorama de saneamento a Patrocínio. Visto que, o lixão promove considerável impacto ambiental a toda região, sendo um problema crítico da cidade, pois agride o lençol freático, o corpo hídrico, o solo, as pessoas, animais e vegetação e que vem gerando todo um transtorno ambiental que será erradicado e fazemos força que seja o mais breve.

Outros empreendimentos foram apresentados e analisados, mas em destaque a deliberação da licença para instalação da ETA – Estação de Tratamento de Água do distrito de São João da Serra Negra e a participação dos técnicos da Mosaic Fertilizantes que apresentaram dois novos projetos da mineradora no município. Trata-se da ampliação do deposito de estéril do complexo mineral Patrocínio e a instalação de nova lavra a céu aberto. Os esclarecimentos desses novos projetos visam à obtenção da Certidão Municipal, documento exigido pela SEMAD- Secretaria Estadual de Meio Ambiente que analisa esses projetos. E para melhor entendimento e estudo dessas novas ações da Mosaic em Patrocínio, o projeto teve pedido vista e terá andamento na próxima reunião.