Fisioterapia promove mudanças para melhor atendimento

Por determinação do prefeito Deiró Marra, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de planejamentos e melhorias no atendimento a pacientes necessitados de fisioterapia para reabilitação em geral. Segundo o titular da pasta da Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), “as mudanças vem sendo tomadas desde o início desse ano, com recuperação e aquisição de equipamentos, divãs, esteiras ergométricas, tablados, barras entre outros, abrindo inclusive novos espaços físicos para mais e novos atendimentos no acolhimento de toda a demanda municipal da área, na zona urbana e rural”, explicou o Secretário de Saúde.

Atendimentos

Segundo informações do Supervisor de Fisioterapia Márcio Geovane Brito, “com as medidas adotadas pela Secretária de Saúde, conseguimos ter um aumento em torno de 30% no número de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde que contam com clínicas de fisioterapia na cidade e distritos”, salienta Márcio, lembrando que, “os aparelhos e equipamentos são utilizados para facilitar  e oferecer resistência aos movimentos ou para realizar tração sobre determinadas estruturas do corpo, como no caso de problemas na coluna lombar ou cervical entre outros”, pondera.

Números

Para o atendimento de 2.469 pacientes por mês, estão disponibilizadas 9 clínicas de fisioterapias distribuídos nos bairros e distritos municipais. Só os atendimentos domiciliares alcançam 157 pacientes com 453 seções a cada mês. Hoje existem Clínicas de Fisioterapia nas UBS’s dos Bairros Enéas, Morada Nova, Serra Negra, Marciano Brandão, Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) – Antigo Viva Vida, Matinha (Centro Padre Damião), além dos Distritos de Silvano, São João da Serra Negra e Salitre de Minas que atende também a comunidade de São Benedito. Há também atendimentos pelo SUS nas Clínicas da Santa Casa, UNICERP e APAE.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Ilustração