Em setembro, acontece o seminário de controle de Javali em Patrocínio.

Devido o aumento da incidência dessa espécie na região de Patrocínio, autoridades de órgãos ambientais estarão dia 17 de setembro às 18:30h no auditório de praticas jurídicas do Unicerp esclarecendo as regras e  como proceder para controlar a disseminação do Javali na região.

Representantes do Ibama, IEF, Policia Militar do Meio Ambiente , Ministério Público e ong’s abordarão o manejo, impactos ambientais, sociais,  econômicos, o desiquilíbrio  causado  pela  espécie e a responsabilidade  civil e criminal. Outro ponto relevante que será debatido é a nova instrução normativa do Ibama  que regulamenta  o manejo e controle  populacional da espécie.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiental com apoio da Unicerp O objetivo dos organizadores é fornecer subsídios para os produtores rurais quanto ao controle da espécie exótica. Haja visto,  que o processo de autorização da caça passou a ser 100% digital e outros detalhes como o uso cães, armas brancas e armadilhas tiveram novas normas. Também é necessário a identificação do número de Cadastro Ambiental Rural (CAR) das localidades, de modo mapear as regiões de ocorrência de javalis.

O evento é aberto ao publico com entrada franca.