Cidade comemora “Semana da Consciência Negra”

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abriu nessa segunda-feira (11), as comemorações da “Semana da Consciência Negra” em todo o município com um cronograma que cumpre uma extensa programação, que se estendera até a próxima semana. O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional.  A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Programação

Segundo a titular da pasta Eliane Nunes, na próxima sexta-feira (15), inicia-se as comemorações da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, com barraquinha que está sendo montada em frente ao Poliesportivo da Matinha. Antes, as 15 nas dependências do Clube União Operária, o Encontro das Matrizes Africanas a partir das 15 horas. As 19 horas acontece no Bairro Matinha a entrega da Folia e Terço Cantado. No sábado dia 16 as 19:30 acontece a Santa Missa e levantamento do Mastro com show de viola do cerrado. No domingo dia 17 Santa Missa as 10:30 da manhã, as 14 horas apresentação dos Ternos, 15:30 horas Coroação e Procissão e uma hora depois coração dos festeiros de 2020.

Eliane Nunes adianta ainda que, “No dia 19, terça-feira da próxima semana será realizado um Sarau Literário com o tem “Consciência Negra” no Museu com exposição de arte negra. No dia 20 acontece o 3º Encontro de Capoeira com os integrantes do Programa Arte Viva da Secretaria, a partir das 7 da noite no Poliesportivo do Catiguá Tênis Clube. “Na oportunidade, estaremos abordando durante esse período questões como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros”, salientou Eliane Nunes.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos ilustração