Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado com Encontro de Capoeira

Na noite de ontem (20), o Poliesportivo do Catiguá Tênis Clube recebeu a 3ª edição do Encontro Municipal de Capoeira do Programa Arte Viva com a participação de cerca de 600 crianças de 13 instituições, que na oportunidade receberam ou trocaram os cordões indicando a evolução na prática da capoeira. 

Como afirma a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Eliane Ferreira Nunes, “o Encontro aconteceu em uma data muito propícia, Dia Nacional da Consciência Negra, já que a capoeira é uma das expressões culturais mais fortes de descendência africana em nosso município”. 

Os alunos deram um show na quadra do poliesportivo, onde foram formadas diversas rodas de capoeira, para que os alunos pudessem demonstrar as técnicas aprendidas seguindo as orientações do Mestre Tio Ney, que ministra as aulas de capoeira e maculelê no Programa. 

A abertura do encontro contou ainda com uma apresentação dos alunos da musicalização infantil de diversos Centros de Educação Infantil, outra modalidade oferecida pelo Arte Viva, e uma apresentação de maculelê apresentada pelas alunas do Patronato. 

Na manhã de hoje (21), os alunos da APAE também tiveram um encontro para a entrega de cordões e está prevista para amanhã, 22 de novembro, às 16h30, o mesmo evento para entrega de cordões aos alunos atendidos pelo Arte Viva no CAIC e no Centro de Educação Infantil Renascer, no bairro Serra Negra. 

O Encontro de Capoeira encerra as atividades desenvolvidas pelo município durante a Semana da Consciência Negra, que teve em sua programação Encontro das Religiões de Matrizes Africanas, Encontro de congado, moçambique e catupé dentro da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no bairro Matinha, Sarau Literário “Carolina de Jesus” e Feira Preta no Museu Professor Hugo Machado da Silveira. 

Sobre o Arte Viva 

Realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Casa da Cultura, o Programa Arte Viva atende cerca de 3000 alunos que  recebem aulas gratuitas de capoeira, maculelê, danças urbanas, dança de salão, jazz, balé, ginástica, violão, flauta, violino, percussão, musicalização, teatro e artesanato em 40 instituições da cidade. 

ASCOM/PMP