Secretaria de Agricultura trabalha para implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal

Na última sexta-feira (22), o Secretário Municipal de Agricultura Odirlei Magalhães, a médica veterinária Carla Taveira e o Zootecnista Matheus Teixeira estiveram em Patos de Minas participando do Seminário de Tendências da Produção Artesanal de Origem Animal organizado pela AMAPAR - Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba, Prefeitura de Patos de Minas, SEBRAE e EMATER.  

Na oportunidade, representando o Prefeito Deiró Marra, o Secretário Odirlei Magalhães assinou uma carta de intenções para implantação do serviço de inspeção municipal para produtos de origem animal em sistema de consórcio entre municípios do Alto Paranaíba. 

Segundo Odirlei, a assinatura da carta de intenções faz parte de um processo que irá possibilitar aos produtores de Patrocínio a certificação municipal e posterior reconhecimento nos municípios que integrarão o consórcio. “Primeiro estamos realizando um trabalho para instalação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal que acreditamos que seja concluído ainda no primeiro trimestre de 2020. O segundo passo será a adesão ao consórcio para que esses produtos tenham legalidade para comercialização nos municípios da região” afirmou. 

Ainda segundo Odirlei essa iniciativa é uma resposta a grande demanda de pequenos produtores que hoje contam apenas com a possibilidade de certificação estadual e federal. “Nosso objetivo é tornar o processo de certificação mais acessível, principalmente para que os pequenos produtores da cidade adequem suas atividades e que resulte também em alimentos seguros na mesa dos consumidores, ressaltou o Secretário. 

ASCOM/PMP