Confira as dicas do PROCON para as compras de Natal

Com as festas de fim de ano chegando, os consumidores podem ter dor de cabeça com as compras de presentes para o Natal. Pensando nisso, o PROCON Municipal dá dicas e informações preventivas ao consumidor, na hora das compras de Natal.

A semana que antecede o Natal é sinônimo de muita correria no comércio, com lojas cheias e filas nos caixas.  O PROCON Municipal acredita que a informação precisa, ostensiva, clara e correta é uma das formas do consumidor se proteger e para evitar riscos, oferece algumas dicas:

• Exija sempre a nota fiscal.
  • Faça pesquisa de preços.
  • Fique atento à política de troca dos estabelecimentos, solicite informações antes de efetuar a compra e por escrito. Nas compras realizadas dentro da loja, esta não é obrigada a efetuar trocas de produtos;
  • Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone, por exemplo), o consumidor pode exercer o direto de arrependimento, independente do motivo no prazo de 7 dias.
  • Sempre realize teste com o produto dentro da loja e confira se o mesmo possui todos os acessórios informados em manual e na caixa.
  • Na embalagem dos brinquedos deve constar a indicação da idade ou faixa etária. Fique atento a eventuais riscos que possam apresentar à criança e deve conter o selo de certificação do Inmetro.
  • No caso de compra onde a entrega é realizada pela loja exija por escrito o prazo acordado para entrega e para montagem do produto se for o caso.
  • Se o produto for entregue pela loja só assine o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.
  • Nas compras pela internet, procure lojas previamente conhecidas e verifique se há reclamações.
  • Desconfie de ofertas milagrosas ou muito tentadoras e ganhos fora do comum e nunca realize compras através de links. Pesquise o produto diretamente pelo site. Muito cuidado com sites falsos porque eles são praticamente idênticos aos originais.
  • Guarde todos os dados da compra, como comprovante de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver. Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.
  • Fique atento com as publicidades que contenham ofertas extremante atrativas, para se proteger de eventuais propagandas que visam induzir em erro e simulam condições comerciais vantajosas inexistentes na prática. Por isso é importante guardar as ofertas ou mensagens publicitárias e, no caso de ofertas verbais, pedi-las por escrito e se possível assinadas.
  • ENFEITES– Quanto aos enfeites natalinos, principalmente os itens de iluminação, o consumidor deve verificar a procedência, a voltagem e condições de garantia para que realize uma aquisição segura.