Minas preparada para eventuais casos de coronavírus

O Estado de Minas Gerais está tomando todas as medidas necessárias para contenção do #coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória.

Primeiro caso oficial

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã de hoje, o primeiro caso de coronavírus (foto) no país: trata-se de um homem que esteve na Itália e está em São Paulo em isolamento domiciliar.

Uberlândia

Uma paciente, de 28 anos, com sintomas do novo coronavírus está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O caso suspeito foi confirmado nesta quarta-feira (26), pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou que segue todas as orientações de atendimento definidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.  O HC-UFU é referência nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para tratamento de casos suspeitos da doença. Em nota, o HC-UFU confirmou que internou um paciente com suspeita de infecção pelo coronavírus, que segue monitorado em isolamento aguardando resultados de exames. Também afirmou que o paciente chegou da Itália em São Paulo e foi para Uberlândia.

Município

A Secretaria Municipal de Saúde também está preparada para eventuais casos suspeitos que possam aparecer na cidade ou região e sugere medidas de seguranças.

Medidas de prevenção:

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Realizar lavagem freqüente das mãos, principalmente após contato com direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

-Utilizar lenço descartável para a higiene nasal;

-Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

-Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos, pratos, copos ou garrafas;

-Manter ambientes ventilados;

-Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

ASCOM/PMP/Luiz Cabral com informações/fotos divulgação