Prefeito de Patrocínio concede coletiva sobre determinação do Tribunal de Justiça para adesão ao Plano Minas Consciente

Na manhã dessa segunda-feira (13), o Prefeito Deiró Marra convocou a imprensa para uma entrevista coletiva em seu Gabinete na qual abordou sobre o posicionamento do município em relação a determinação do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para adesão ao Plano Minas Consciente que prevê ações de combate a pandemia do Coronavírus no estado de Minas Gerais. 

Segundo Deiró, o município ainda não recebeu nenhuma notificação do Tribunal de Justiça, no entanto enfatizou que Patrocínio não aderiu ao Plano por ter saído a frente no que diz respeito as ações de enfrentamento ao COVID-19. “Nossa cidade fez o dever de casa. No início da pandemia fechamos todo o comércio para podermos nos preparar e hoje temos uma estrutura, inclusive com a criação de 31 leitos hospitalares no CEAI (antigo Centro Viva Vida). Embora o município tenha registrado um aumento do número de casos, ainda estamos numa situação de tranquilidade e por essa razão nosso comércio e empresas estão funcionando adotando as medidas de segurança e higiene. Estamos atentos para tomar as medidas necessárias diante de qualquer mudança de cenário, tanto que decretamos o fechamento dos restaurantes, bares e academias nas últimas semanas”, afirmou. 

“Hoje estivemos reunidos com os representantes das ACIP/ CDL, do Sindcomércio e do Sindicato dos Contadores e por isso quero tranquilizar nossos comerciantes de que estamos trabalhando para manter nossas empresas abertas. Inclusive editaríamos um novo decreto amanhã para reabertura de restaurantes, bares, academias e afins, se não tivéssemos sido surpreendidos com essa decisão do Tribunal. Recebemos uma nota da Associação Mineira de Municípios (AMM) que nos tranquiliza pelo fato de que a decisão do Tribunal de Justiça não invalida os decretos municipais e já acionamos nossa Procuradoria para tomar as providências assim que notificados, porém nesse momento teremos que aguardar o contato do Tribunal”, acrescentou o Prefeito. 

Para enfrentamento ao Coronavírus o Governo Municipal tomou diversas medidas entre elas, a criação de uma Comissão Técnica Municipal de Monitoramento do COVID-19; disponibilização de leitos, inclusive de UTI, para possíveis casos da doença; transformação do CEAI (Centro Viva Vida) em Hospital de Campanha com 2 leitos semi-UTI, 3 leitos com respiradores VNI e 26 leitos clínicos; contratação de dois infectologistas; contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem; vacinação domiciliar das pessoas a partir de 60 anos; higienização de pontos públicos como a rodoviária, Pronto Socorro,  Unidades de Saúde e ruas; implantação do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar que prevê atendimento domiciliar a pacientes acamados e dos grupos de risco; e criação do Ambiente Virtual de Conteúdo para as escolas municipais. 


ASCOM/PMP