Secretaria de Desenvolvimento Social planeja Campanha Faça Bonito

No dia 18 de maio se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Desde o ano 2000, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promove a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que a cada ano tem registrado maior adesão por parte dos municípios.
Patrocínio participará ativamente dessa campanha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social que prevê diversas ações de mobilização a serem realizadas durante todo o mês de maio.
De acordo com a coordenadora Angela Maria Alves Lucas está previsto a realização de concurso de desenho e redação, concurso de dança e teatro, blitz educativa, palestras, dentre outras atividades que movimentarão as unidades de referência, entidades, escolas e centros de educação infantil.
O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
“Vamos fazer bonito! Todos estão convocados – família, escola, sociedade civil, instituições de atendimento, igrejas, universidades, imprensa – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual contra nossas crianças e adolescentes” conclamou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Isac Luiz Ferreira.

18 de Maio

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocinio