Daepa esclarece falta de água em alguns pontos da cidade
O Daepa - Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio informa que a falta de água em algumas áreas da cidade nesta terça-feira (9) foi ocasionada por uma série de fatores técnicos, que já estão sendo resolvidos pelas equipes responsáveis.
O Superintendente do Daepa, Wanderley Marra, explicou que o problema teve início por volta das 19h de ontem (8), quando as fortes chuvas e descargas elétricas causaram o desligamento das chaves do transformador da CEMIG. Isso gerou a interrupção do fornecimento de energia para a estação de tratamento de água, solucionado apenas por volta de 1h da manhã.
No entanto, quando as equipes do Daepa ligaram novamente o sistema de bombeamento de água, um curto-circuito em uma das redes subterrâneas que alimenta as bombas impossibilitou o retorno imediato da operação. Foi necessário realizar uma escavação para investigar a origem do problema, que foi detectado por volta das 7h desta manhã (9).
Além disso, o Córrego Feio, que abastece o sistema de bombeamento, teve uma cheia, o que levou a nova necessidade de interromper temporariamente a operação das bombas, a fim de garantir a segurança do sistema.
Apesar desses contratempos, o sistema de abastecimento já está em processo de normalização, com a previsão de que a situação seja totalmente regularizada até o final do dia. Não há déficit no fornecimento de água e a equipe do Daepa segue trabalhando para garantir a normalidade do serviço.
O Daepa aproveita para ressaltar que as dificuldades encontradas são reflexo de anos de falta de manutenção adequada nos sistemas, mas que, com a gestão atual, todas as questões serão devidamente resolvidas, com investimentos em infraestrutura e serviços essenciais para a população.