Aberta a “Semana da Saúde do Homem”

Dentro das comemorações do chamado “Novembro Azul”, a Secretaria Municipal de Saúde abriu oficialmente nessa segunda-feira (11), a “Semana da Saúde do Homem” que cumpre uma extensa programação até a próxima quinta-feira dia 14. Nesse período todas as Unidades de Saúde intensificarão as ações de cuidados com a saúde do Homem, realizando palestras em salas de espera, com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados com a saúde que todo homem deve se preocupar todos os dias do ano.  Segundo o titular da pasta Humberto Donizete Ferreira (Bebé), “Saúde do homem vai muito além do exame de próstata e a intensificação nessa semana vem para resgatar o cuidado integral da saúde em todas as fases da vida, todos os meses do ano, a partir da Atenção Primária à Saúde. Nesse mês tratamos com dedicação especial da Saúde do Homem, como forma de mobilizar os usuários dos serviços homens, o qual apresenta maior resistência ao cuidado com a própria saúde,” pondera o secretário.

Cuidados

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce). Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Técnicos da Secretaria de Saúde, lembram ainda que o cuidado não se limita a um mês do ano ou ao tratamento de doenças quando elas aparecem. É importante a vinculação com a Atenção Primária à Saúde e o acompanhamento de sua saúde durante toda a vida.  Para homens que não apresentam sintomas, não há regra em relação à periodicidade de consultas médicas. Mas é aconselhável elaborar com um profissional de confiança um plano de cuidados que inclua medidas preventivas para se manter saudável, como integrar na rotina hábitos saudáveis, conviver com amigos e familiares, envolver-se na educação dos filhos e participar de atividades culturais ou esportivas. Essas ações poderão melhorar a saúde física e mental do homem e ainda evitar doenças que prejudiquem sua qualidade de vida.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Ilustração