Salvador/BA torna-se palco do Programa Justiça na Escola

No último final de semana (dias 26 e 27/05/2023), o município de Salvador/BA, foi introduzido ao Programa Justiça na Escola, de iniciativa do Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e da Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos. À convite, o magistrado esteve na capital soteropolitana e, além de participar de uma roda de conversas no primeiro dia do evento (a qual também contou com a presença dos demais preletores participantes, igualmente oriundos de diversos locais do país), no dia posterior, ministrou uma palestra para um vasto público, interessado e envolvido direta e indiretamente com a educação da metrópole baiana. A palestra, destinada a apresentar e explicar as ações, diretrizes, bases e objetivos do Programa Justiça na Escola, assim como os impactos e os resultados práticos que o mesmo vem obtendo ao longo dos quase 10 (dez) anos de existência em Patrocínio, foi apresentada na “Conferência Infância Protegida”, no âmbito da Rede Internacional Infância Protegida, instituição com sede em Genebra – Suíça.
Além da presença do magistrado mineiro, o evento também incluiu palestras proferidas por advogados, professores e delegados da Polícia Federal, os quais somaram esforços na busca por um maior cuidado e proteção às crianças e adolescentes baianas. O convite recebido pelo Dr. Serlon Santos pautou-se precipuamente na atenção ao acolhimento, à escuta, ao conhecimento e à inclusão dos infantes, tópicos fundamentais e necessários nos ambientes escolar, familiar e social.


Sobre o Programa


O Programa Justiça na Escola foi implantado em Patrocínio no ano de 2014, através de uma ação conjunta dos poderes judiciário, executivo, legislativo, comunidade, setor educacional e parceiros, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência.

Idealizado pelo Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, o Justiça na Escola já está consolidado na cidade patrocinense há quase 10 (dez) anos, com palestras realizadas para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais. Além disso, o Programa também foi apresentado em diversas cidades do estado e do país, já sendo inclusive tema de audiência pública no Congresso Nacional, de workshop em Santa Catarina, e de Simpósio Regional em Patos de Minas.