Saúde Mental inova com variados recursos terapêuticos

A Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, introduziu no último ano nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) recursos terapêuticos não convencionais ao sistema público, como reiki e auriculoterapia, especificamente para pacientes em tratamento.

A inclusão dessas práticas considera diversos aspectos, tais como a ampliação do acesso, humanização dos serviços, desmedicalização dos sintomas, promoção do cuidado e autocuidado, protagonismo dos usuários e apoio na prevenção e redução da morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

Esses recursos terapêuticos buscam estimular mecanismos naturais, eficazes e seguros, que auxiliam na preservação e recuperação da saúde. O foco está na escuta, no vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A maioria dessas práticas baseia-se em uma concepção ‘vitalista’, que entende a doença como um desequilíbrio da energia vital, enfatizando o estado geral do paciente ao invés da doença em si, adotando uma perspectiva integradora e não organicista.

Assim, as propostas de saúde influenciadas por essa doutrina se caracterizam por serem não intervencionistas e focadas no indivíduo, mostrando-se eficazes na superação do modelo biomédico, excessivamente centrado na doença, na assistência curativa e na intervenção medicamentosa.

Confira os recursos terapêuticos disponíveis nos CAPS AD III e CAPS II:

- Acupuntura
- Reiki