Atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) muda a vida dos pacientes

“Esse foi o primeiro lugar que me senti bem, onde me trataram com respeito. Já tive diversas experiências de internações que não adiantaram, perdi tudo na vida, família, casa, trabalho, mas posso dizer que o CAPS me deu uma nova oportunidade. Foi a melhor coisa que me aconteceu, adoro estar aqui e aprendi que minha recuperação só depende de mim!” disse emocionado Mauro Flora da Silva, paciente do CAPS AD III.
William Henrique da Silva, paciente do CAPS II, está satisfeito com o atendimento. “Aqui é uma maravilha. Todos os profissionais cuidam muito bem de nós, e percebo minha melhora a cada dia”, disse o jovem.
Em Patrocínio, a Rede de Atenção Psicossocial, possui duas unidades: o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, localizado no bairro Marciano Brandão e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas CAPS AD III, no bairro Boa Esperança.
As unidades são constituídas por equipes multiprofissionais que atuam sob a ótica do acolhimento humanizado priorizando o atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
As atividades dos Centros são realizadas prioritariamente em espaços coletivos como grupos, assembléias de usuários, entre outros, de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes, sendo seu cuidado desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Singular, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família.
Desde o início do ano já foram realizadas diversas oficinas, dentre elas aulas de pintura, artesanato, dança, astronomia, encontros do grupo cidadania e confraternização dos aniversários do mês e das datas comemorativas.

Mauro Flora da Silva, paciente do CAPS AD III

William Henrique da Silva, paciente do CAPS II