Sistema Nacional de Empregos - SINE Patrocínio - MG
Image

Sistema Nacional de Emprego - SINE - Patrocínio

O Sistema Nacional de Emprego é um órgão do governo federal do Brasil, sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é intermediar a mão-de-obra para empresas através de agências espalhadas por todo o país e pelo site do SINE, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).

Além disso, o SINE prevê o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

Podemos resumir então o trabalho do SINE como:

Requerimento do Seguro-Desemprego ou confecção da Carteira de Trabalho;
Empregador Web,
Oferta de cursos de qualificação profissional (recomendamos os equivalentes do Sistema S)
Intermediação de Mão-de-Obra

Apoio ao Programa de Geração de Emprego e Renda. Como o SINE é descentralizado, ele é de responsabilidade de cada Estado e Município para ser gerido. É necessário para ter acesso as vagas, que você compareça à agência física do SINE portando:

carteira de trabalho
Carteira de Identidade
CPF e comprovante de residência para cadastro e possível entrevista e contratação pelo empregador.

O trabalhador pode também fazer seu cadastro na página do Portal do Trabalhador, ou ainda pelo aplicativo do Sine Fácil, se candidatando a vagas de emprego e só indo até a agência do SINE para pegar a carta de encaminhamento. Mas o que é essa carta de encaminhamento? Toda vaga de emprego que é oferecida pelo SINE, após o cadastro, vem junto com uma carta de encaminhamento para o empregador, ao qual é emitida após o trabalhador comparecer ao SINE, caso esteja dentro do perfil traçado pelo empregador e que comprova que este mesmo trabalhador, passou por uma primeira triagem e tem o perfil para aquela vaga específica que a empresa precisa.

O SINE de Patrocínio, hoje conta com modernas instalações, equipamentos, salas de atendimentos, guichês para atendimentos individuais, recepção e amplo espaço para melhor atender a população de Patrocínio. Reinaugurado em julho ano 2017, vem com uma nova perspectiva de trabalho, além dos serviços já oferecidos, buscar integrar junto ao trabalhador as opções ofertadas ´pelo empregador e mercado de trabalho.

Assim a geração de emprego e renda, no município de Patrocínio, contam com uma nova ferramenta para articular e de forma progressiva, buscar o crescimento econômico e social da cidade de Patrocínio.
Horário de Funcionamento do SINE e Repartições

SINE - 08h as 17h - sem intervalo de almoço

Sala do Empreendedor - 08h as 17h - sem intervalo de almoço

Junta do Serviço Militar - 08h às 11h e 13h às 17h

Setor de Identidade - 12h às 14h

Documentos necessários

Para consulta às vagas e participação nos processos seletivos, é obrigatório a apresentação dos seguintes documentos:


- Carteira de Trabalho; 
- CPF;
- Carteira de identidade;
- Comprovante do PIS/PASEP;
- Carteira de habilitação para candidatos às vagas que exigem carteira de motorista;

Observação: O quadro de vagas poderá sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com os critérios da Empresa Contratante e a disponibilidade da vaga ofertada.

Horário de atendimento do SINE: das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Av. Rui Barbosa, 706 (Shopping Ouro Verde) - Sala 29 - Centro -  Patrocínio/MG