Máscaras artesanais de pano também podem proteger contra o Coronavírus

EPI essencial para aqueles que estão na linha de frente no combate à COVID-19, as máscaras faciais estão cada vez mais comuns nos rostos de pessoas que, apesar de não atuarem na área, estão preocupadas com a transmissão do vírus.

Apesar de não serem garantia de proteção contra Covid-19, pois o vírus também pode ser transmitido através dos olhos, que ficam descobertos e podem ser atingidos por pequenas partículas virais, as máscaras são sim eficazes na captura de gotículas, que são a principal via de transmissão do coronavírus.

Estudos estimam que elas sejam uma proteção cinco vezes maior do que nenhuma barreira, porém, a orientação do Ministério da Saúde é de que seja feito o uso de máscaras alternativas de pano, preservando as cirúrgicas e as N95 para os profissionais de saúde.

A máscara de pano funciona como uma forma de barreira mecânica, que impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente. Porém, de nada adianta se não forem mantidas outras medidas preventivas já recomendadas, como distanciamento social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel 70%.