Administração participa do Café Empresarial de Parcerias Intersetoriais para promoção da cultura de paz

Nesta manhã, aconteceu no anfiteatro da UNICERP um café da manhã com representantes de diversos setores de nossa comunidade, para promover um conceito definitivo de reinserção de apenados à sociedade, através do trabalho realizado entre parcerias do poder público e da iniciativa privada.

Membros no Ministério Público, TJMG, APAC, Instituto Minas Pela Paz e FIEMG, palestraram sobre a importância da reinserção através do trabalho para a vida do condenado e também para o circulo social que este se encontra inserido.

Na liderança da Senhora Juíza de Direito Dra. Ana Régia Santos Chagas, os trabalhos foram apresentados, demonstrando as mais diversas possibilidades de parcerias realizadas entre empresas privadas, órgãos públicos de todas as esferas e o sistema prisional, sobretudo com relação a apenados que cumprem pena em regime semi-aberto.

Gustavo Brasileiro, vice-prefeito municipal e também advogado, disse que através de sua profissão teve a oportunidade de enxergar a fundo muitas das questões que envolvem a ressocialização do condenado e por isso externou em sua fala o apreço e o respeito que tem ao Poder Judiciário, oferecendo mais uma vez todo apoio a iniciativas desta magnitude ao tempo que disponibilizou a Administração como uma grande parceira das Instituições que buscam e protegem o nosso bem estar social.

O Gestor Municipal de Convênios, Luiz Eduardo Salomão, durante o uso da palavra deixou claro que a Prefeitura pode e deve ser uma ferramenta nesta iniciativa, e se colocou a disposição do Poder Judiciário para ajudar no que for preciso para que o projeto realmente aconteça.

Foram apresentados vários modelos de parcerias que já funcionam em todo o Estado, assim como muitos dados técnicos e estatísticas que comprovam a efetividade do modelo de cumprimento da pena, que tem o condão de dar oportunidade e dignidade para que o apenado possa ser reinserido na sociedade em que vive através do trabalho.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio