Calendário Nacional de Vacinação sofre alteração

O Governo Municipal, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã de hoje (8) algumas mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, promovidas pelo Ministério da Saúde para o ano de 2018. Em vigor desde o dia 1º de janeiro, as alterações abrangem toda a população, sendo ela constituída por crianças, adultos, idosos ou povos indígenas. 

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Cristina Silva Bertolace, sofreram mudanças no calendário, a vacina de Varicela (atenuada), cuja segunda dose passa a ser disponibilizada para crianças de 4 anos até 7 anos incompletos (6 anos, 11 meses e 29 dias).  A primeira dose contra varicela é ofertada aos 15 meses, com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou varicela atenuada, disponível na rotina de vacinação das crianças desde 2013. 

Também foi alterada a disponibilização da vacina Meningocócica C (conjugada), que passa a ser disponibilizada para adolescentes de 11 anos a 14 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). É recomendado, para esse grupo, administrar um reforço ou dose única, conforme a situação vacinal encontrada. A vacinação de adolescentes, segundo o Ministério da Saúde, visa proporcionar proteção direta, impedindo o deslocamento do risco de doença tanto para esses grupos etários, quanto se estendendo a indivíduos não vacinados. 

É importante frisar, ainda, que para 2018 não ocorrerão mudanças em relação ao público prioritário e aos grupos etários para a vacinação contra o HPV. A vacina continua disponível para a população do sexo feminino de nove a 14 anos de idade incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e para a população do sexo masculino também na mesma faixa de idade.

As vacinas já estão disponíveis para população em todas as 16 salas de vacina da rede municipal, com horário de funcionamento das 8h as 11h e 13h as 16h30, para recebê-las é preciso levar o cartão do SUS e o cartão de vacina.