Governo Municipal apresenta Projeto de Coleta Seletiva

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã dessa quarta-feira (7), a apresentação do projeto de implementação e estruturação do sistema de Coleta Seletiva em Patrocínio.

O evento aconteceu no auditório Geraldo Campos e contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Caio Veloso, do secretário municipal de Educação, Emerson Caixeta, representantes do Conselho Municipal do meio ambiente e servidores de todos os setores da Prefeitura Municipal.

Apresentando o projeto, o servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Pedro Augusto Santos, explicou a necessidade da implantação do serviço no Município. Segundo ele, atualmente no Município, é gerada uma média de 85 toneladas de lixo por dia, e que quase 60% desses resíduos podem ser reciclados, o que representaria uma redução anual de mais de quase 18 mil toneladas de lixo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Caio Veloso, explicou o cronograma de implantação do projeto “Nós iniciaremos o projeto no mês de março dentro das repartições públicas, na sequencia entre maio e junho o projeto piloto no Bairro Cidade Jardim, e a partir do meio do ano nas duas avenidas principais da cidade, Av. Rui Barbosa e Av. Faria Pereira” disse o secretário que contou ainda que as novas lixeiras que serão destinadas às repartições públicas devem ser entregues até o final desse mês, além disso também serão entregues sacos plásticos especiais para coleta seletiva.

O projeto apresentado faz parte de um conjunto de ações e melhorias propostas pelo Governo Municipal, dentro da proposta de preservar o meio ambiente em Patrocínio e dar assistência às famílias que trabalham com coleta de materiais recicláveis no município, as quais, atualmente enfrentam uma situação crítica, tendo que fazer a coleta para reciclagem no lixão, colocando em risco a própria saúde.