Prefeito recebe Núcleo do ProCeve e faz balanço positivo do Programa na educação de Patrocínio

O ProCeve é uma iniciativa brilhantemente encabeçada pelo Juiz de Direito da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos e também pela Dra. Monique Mosca Gonçalves, Promotora de Justiça da cidade, buscando o resgate dos papéis de gestores, educadores, alunos e pais (ou responsáveis) e sua interface correlata à rotina escolar.

Da iniciativa, nasceu o Núcleo do ProCeve no município, composto por profissionais multidisciplinares que utilizam novas perspectivas na resolução de conflitos que envolvam menores infratores ou com problemas disciplinares. Desta forma é que o indicador desses casos nas escolas do município está em constante queda, segundo mostra o diagnóstico apresentado pelo Núcleo ao Prefeito Deiró na tarde desta terça-feira.

Conforme o relatório, de 33 escolas públicas no município, 20 aplicaram o ProCeve em diversos casos envolvendo alunos indisciplinados, obtendo uma satisfatória média de 54% de mudança de comportamento positiva para esses casos. Em outras palavras, o programa possibilitou que mais da metade desses jovens não voltassem a representar problemas na escola, influenciando desta forma inclusive uma mudança positiva de postura em ambiente familiar.

O Prefeito elogiou o trabalho realizado pelo Núcleo, uma vez que a melhoria de comportamento dos jovens através do programa revela a efetividade dos métodos utilizados. “São esses resultados que precisamos ver cada vez mais. O Núcleo está no caminho certo, mas esses resultados só comprovam que precisamos expandir o programa ainda mais, pra mudar a vida de mais jovens e assim transformar o ambiente escolar em Patrocínio” – explicou Deiró.

O diagnóstico se refere ao período de agosto a dezembro de 2017, mas deve nortear as atividades do Núcleo para este ano, já que num período tão curto de tempo tantas mudanças positivas foram alcançadas. A expectativa é de que com empenho da administração municipal, do poder legislativo e de todos os setores engajados, os relatórios referentes a 2018 sejam ainda mais surpreendentes.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio.