Educação Municipal realiza cerimônia de encerramento do PNAIC

Na noite de quinta-feira (24) foi realizado no Auditório Geraldo Campos a Cerimônia de Encerramento do PNAIC que contou com a presença de diversas professoras da Rede Municipal que participaram das formações bem como das formadoras (Cristina Cordoval, Debora Rocha, Lays Oliveira, Patricia Rezende, Tacyana Nogueira, Thais de Almeida) de cada turma.

A cerimônia teve como orador o Subsecretário de Educação Natanael Diniz, que enalteceu a importância desse momento para a educação municipal.

A diretora da Educação Infantil Municipal Maria Inês Caixeta Mattos fez uso da palavra e afirmou que essa cerimônia vem coroar um trabalho dinâmico e atrativo que foi proposto nas capacitações, e que as professoras estão de parabéns pelo empenho demonstrado, e que a educação infantil só tem a ganhar com mais essa ferramenta de aprendizado e conhecimento.

Em seguida, a Diretora da Escola Municipal Casimiro de Abreu Valéria Cristina parabenizou as professoras por mais essa capacitação concretizada, e destacou a missão nobre e o aprimoramento das práticas educacionais.

A coordenadora do PNAIC local Luciana Dolores disse que o momento foi de  gratidão por tudo que aprendeu, e que as professoras são exemplos de dedicação e esforço, e enumerou  que cada um fez sua parte para essa conclusão.

O Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta destacou que as professoras puderam aprimorar seus conhecimentos, e que são elas que estão no chão da sala de aula para intensificar o processo de ensino aprendizagem, por isso, merecem todo reconhecimento e respeito pelo  trabalho que vem sendo realizado.

Durante a cerimônia as educadoras musicais Jéssica Borges e Letícia Juliana abordaram a temática da música como recurso pedagógico. As professoras puderam compreender a importância da música para transformar o processo de alfabetização que pode ser mais atrativo e rico de significados.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso dos governos (Estadual, Federal Municipal) desde 2012 para atender a meta 05 do Plano Nacional de Educação que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A principal inovação do programa desse ano refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e inserção da Educação Infantil.

As capacitações foram realizadas aos sábados e contou com a participação de diversas professoras da rede municipal. Todas receberam um certificado de participação.