ARCA informa falecimento de acolhido

A ARCA (Acolhimento Referenciado à Criança e Adolescente) comunica com pesar, o falecimento da criança João Lucas Pereira Almeida, com um ano e 11 meses de idade. Segundo informações, João Lucas Pereira nasceu no dia 24 de Agosto de 2016 e completaria dois anos no próximo dia 24.

Contudo, infelizmente nasceu com holoprosencefalia (SNC) e desde o nascimento foi encaminhado para tratamento em Belo Horizonte, onde devido a falta de condições da família, por determinação Judicial, foi acolhido pela ARCA no dia 11 abril de 2017 e desde então era mantido internado na Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio com acompanhamento dos responsáveis pela entidade Sérgio Duarte e Luciana Gonçalves.  O óbito foi constado pelos médicos as 05h25min dessa manhã de segunda-feira e o sepultamento se deu as 09:00 horas no Cemitério Municipal.

Doença

A holoprosencefalia é uma anomalia caracterizada pela falta de divisão do lóbulo frontal do cérebro do embrião para formar as metades esquerda e direita do cérebro, causando defeitos no desenvolvimento da face e na estrutura e o funcionamento do cérebro. A holoprosencefalia alobar é o tipo mais grave, na qual o cérebro não consegue se separar e se associa geralmente a anomalias faciais severas.

Apoio

A criança João Lucas Pereira, recebeu todo o apoio possível da ARCA, no que diz respeito aos cuidados médicos necessários, mas infelizmente não suportou e acabou por falecer precocemente e todos os procedimentos para o sepultamento foram tomados desde as primeiras do dia. A ARCA é uma entidade que acolhe crianças e adolescentes abandonadas e em risco, ligada diretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

ASCOM/PMP – União e Trabalho