Doação de calcário aos pequenos produtores tem inicio na próxima semana

Na tarde de ontem (1º de agosto), aconteceu a reunião mensal do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável no Auditório Geraldo Campos, na oportunidade o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Odirlei Magalhães anunciou ás lideranças rurais que terá inicio na próxima semana a liberação das requisições para a doação de calcário aos pequenos produtores.

Conforme explicou o Secretário Odirlei, a Prefeitura adquiriu com recursos próprios 8.500 toneladas de calcário, que irão beneficiar mais de 600 produtores. No entanto, o frete deverá ser pago pelo produtor, visto que a Prefeitura já está doando o produto, diferente do gesso que teve o frete concedido pela Administração e o produto doado pela empresa Mosaic Fertilizantes como uma das condicionantes para obtenção e manutenção das licenças ambientais que autorizam a exploração da mina fosfática em Patrocínio.

Ainda sobre a entrega de gesso, Odirlei fez um balanço da primeira remessa recebida pelos produtores. “Até o momento já foram entregues mais de 500 toneladas de gesso, beneficiando as comunidades Samambaia, Martins/ Córrego Feio, Caxambu, Dourados, Tejuco e Córrego do Açude” afirmou.

Dia do Agricultor

Ainda durante a reunião, Odirlei lembrou que no último dia 28, foi comemorado o Dia do Agricultor devidamente homenageado pelo Governo Municipal com um café da manhã público servido gratuitamente no centro da cidade, organizado pela Secretaria de Agricultura com o apoio da COOPA – Cooperativa Agropecuária de Patrocínio e a Feira do Produtor.

“Essa comemoração entra para o calendário oficial da Secretaria” afirmou o Secretario ressaltando que na ocasião também foram distribuídos materiais informativos baseados em números do Censo Agropecuário 2017, que comprovam a importância da agricultura para o município.