Novembro Azul: Secretaria de Saúde irá promover ações voltadas para o público masculino em Patrocínio

Desenvolvida anualmente no Brasil, a campanha Novembro Azul, promove a prevenção de diversas doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata, estimulando os homens a cuidarem mais da saúde. Em Patrocínio, diversas ações estão programadas, pela Secretaria Municipal de Saúde, que intensificará as ações de Saúde do Homem, durante a semana de 19 a 23 de novembro de 2018 nas UBS.                                                                                                                                                               

Várias atividades de educação em saúde serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde sobre o câncer de próstata e formas de diagnóstico precoce; hábitos saudáveis de vida e principais doenças que acometem a população masculina. Além disso, também serão solicitados exames laboratoriais de PSA de acordo com protocolo e a promovidos momentos de integração do homem com os serviços de saúde, como salas de espera (apresentação de vídeo e discussões sobre Saúde do Homem) no período da manhã e palestras com diversos profissionais sobre câncer de próstata, prevenção de violências e acidentes, paternidade e cuidado, autoestima, saúde bucal e câncer de boca, hábitos saudáveis de vida e principais doenças que acometem a população masculina; Rodas de conversa sobre sexualidade e Apresentações culturais no período da tarde.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Estes números correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames, como o toque retal ou exame de sangue (PSA), prescritos por um médico especialista.