Secretaria de Estado de Meio Ambiente indica Patrocínio como destaque estadual na gestão ambiental

Os esforços do Governo Municipal para estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já colhem resultados com a indicação por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais para integrar um projeto do Ministério de Meio Ambiente que visa o aperfeiçoamento das práticas adotadas pelos municípios, tornando-os cidades referência na execução de ações para fortalecimento do SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Segundo Antônio Geraldo, coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram indicadas na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba apenas as cidades de Patrocínio e Uberaba. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do Estado, e já temos em mãos toda documentação que comprova as boas práticas executadas pelo município”, afirmou Antônio, que também é presidente do CODEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A apresentação dos municípios selecionados acontece no dia 28 de novembro em Brasília, em um evento organizado pelo Ministério de Meio Ambiente e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, em parceria com a frente parlamentar ambientalista da Câmara dos Deputados.

Visando uma gestão sustentável, desde o início da gestão o Governo Municipal priorizou a organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio da ampliação do corpo técnico com a contratação de equipe de profissionais multidisciplinares (Engenheiro Florestal, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Minas, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Biólogo, Advogado), uma das razões que tornou Patrocínio a primeira cidade a aderir a Deliberação Normativa nº 213 de 2017, ampliando as atividades a serem licenciadas no município. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos; houve melhorias na estrutura de fiscalização, aquisição de veículos e realização de concurso para contratação de fiscais ambientais; e ainda a efetiva implantação da Coleta Seletiva.