Governo Municipal reimplanta programa de bolsas de estudo para curso técnico em agropecuária

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, publicou hoje (18) uma nova lei que dispõe sobre a reimplantação do programa de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco. O programa objetiva oferecer para jovens das associações e conselhos rurais vinculados ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patrocínio (CMDRS).

De acordo com o secretário da pasta, Odirlei Magalhães, a volta da bolsa, que ficou parada no ultimo ano em razão da reconstrução da estrutura legal e para rever a condição financeira, é uma resposta responsável aos clamores da comunidade "Nós já temos conversado há bastante tempo com o Prefeito e conseguimos alinhar, depois de aguardar o melhor momento considerando o aspecto financeiro ele definiu a reimplantação das bolsas, porém, em razão da dificuldade financeira, colocar R$300 por bolsa, sendo uma bolsa para cada uma das 38 conselhos do município. A fundação, por sua vez, se comprometeu a fazer um estudo social de cada aluno para avaliar um desconto, ou seja, a Prefeitura entra com a metade da bolsa e a fundação avalia caso a caso o desconto que será possível dar, podendo inclusive ser de 100%, dependendo da situação social do aluno. Que por sua vez, fica responsável por prestar 400 horas de estágio, uma boa parte delas para programas da Secretaria Municipal de Agricultura e desenvolvendo trabalhos coletivos na sua comunidade rural, a exemplo da coleta de solo no ano que vem para a distribuição do calcário, que terá que ser feita pelo aluno em cada propriedade da comunidade" explicou o Secretário, que ainda afirmou que caso as comunidades indiquem mais de um nome para a bolsa, ficará com o benefício aquele que obtiver a melhor colocação no processo seletivo.

Os recursos, na casa de R$ 11 mil e 400 por mês, serão transferidos da conta corrente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS) o qual arcará com as despesas. Apesar de uma prova de admissão já ter acontecido no último dia 8, outra prova será aplicada no próximo dia 2 de janeiro do ano que vem.