Abrigo Municipal tem novas regras para usuários

Nos últimos dois anos, com a chegada de grandes empresas mineradoras, Patrocínio tem experimentado um grande avanço na geração de empregos, o que criou um grande fluxo de migração para a cidade. Diariamente várias pessoas chegam à cidade em busca de emprego, mas algumas, por um motivo ou outro, acabam não conseguindo uma colocação, e, sem dinheiro nem perspectivas, acabam buscando o apoio no do Abrigo Municipal, para se alimentar e passar a noite.

Com o objetivo de organizar esse apoio, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem investido na melhoria do local, definindo regras e apresentando um “Termo de Responsabilidade” que deve ser preenchido pelos usuários no momento de sua chegada.

Novas Regras

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Isac Luiz explica que diariamente entre 40 e 50 pessoas têm procurado o Abrigo. “Nós estamos vendo uma demanda crescente de pessoas que chegam todos os dias de ônibus a procura de trabalho, na verdade vêm às vezes sem nenhum direcionamento, só com a roupa do corpo, às vezes sem documentação e isso tem dificultado o nosso trabalho, o encaminhamento para o emprego, e até a questão de triagem pelo SINE, mas o que nos preocupa é quando realmente eles não têm condições de pagar um hotel, arcar com despesas de alimentação e o nosso Abrigo é a única saída nesses casos. Para solucionar o problema estamos regulamentando, criando algumas regras e um termo de responsabilidade que o usuário vai preencher na sua chegada, onde se identifica e descreve o que precisa se pernoitar, ficarem durante o dia, refeições completas e quantos dias precisa desse apoio, porque sem isso não conseguiremos atender a demanda. Por isso as regras, os limites e um prazo máximo para receber o apoio do Abrigo e findado esse período ele precisa ter sua decisão já formada, ou ele será encaminhado para um trabalho ou ser reconduzido de volta a sua origem” explicou o secretário.

Reunião

Isac Luiz adiantou que está sendo elaborada uma reunião entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social  e Segurança Pública, Trânsito e Transportes,  46º Batalhão de Polícia Militar, SINE e as empresas mineradoras com o objetivo de dividir as responsabilidades.

Funcionando em um prédio cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Bairro São Benedito, o Abrigo Municipal passou no ano passado por uma completa reforma e adequações de suas instalações para proporcionar um melhor acolhimento e orientação aos cidadãos, principalmente objetivando a sua reinserção social.

ASCOM/PMP/Foto Divulgação