Justiça na Escola terá Simpósio Regional
Nos dias 21 e 22 de outubro, Patrocínio receberá um Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola com a participação de mais oito cidades da região para discussão de temas atuais e urgentes como autoextermínio e automutilação, seguranças jurídica e pedagógica dos profissionais que lidam com crianças e adolescentes, crianças com laudo frente à indisciplina escolar, e as atribuições do Conselho Tutelar e sua interface com a rede.
Como explica o idealizador do evento Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude, “após diversas ações já implementadas exitosamente no Programa Justiça na Escola, surge agora a necessidade de se discutir, de forma regionalizada, através deste simpósio, sobre esses problemas que vem sendo levantados na maioria das instituições de ensino”.
O evento acontecerá no Auditório da Catedral IEADIP, situado na Rua Otávio de Brito, 924, Centro. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir dessa sexta-feira, 11 de outubro, no endereço eletrônico do Simpósio: https://www.doity.com.br/simposio-regional-do-programa-justica-na-escola.
Confira a programação:
Dia 21/10/19 (segunda-feira)
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura
Serlon Silva Santos - Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio
19h30 – Palestra “A Segurança Jurídica e Pedagógica dos Profissionais que Lidam com Crianças e Adolescentes”
Guilherme Schelb - Procurador da República
20h20 - Lançamento do livro "Puros como as Pombas, Prudentes como as Serpentes", do autor Guilherme Schelb - um guia de orientação para lidar com conflitos do cotidiano
20h30 – Palestra “Combate ao Extermínio e à Automutilação”
Andreza Gomes - Subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais
Dia 22/10/19 (terça-feira)
8h30 – Credenciamento
9h – Apresentação Musical Projeto Renascença
9h10 – Palestra “Indisciplina Escolar - Crianças com Laudo”
Noemi Mendes - Psicopedagoga e Mestre em Educação
10h – Palestra “É Possível Mudar o Brasil?”
Ricardo Rocha - Técnico em Administração de Empresas e Empresário
Intervalo Almoço
13h – Credenciamento
13h30 – Palestra “Conselho Tutelar - Atribuições e Interface com a Rede”
Julierme Oliveira - Especialista em Direito Civil e Professor Universitário
14h30 – Coffee Break
15h – Apresentação do Projeto Música na Escola
Ric Arruda - Diretor Executivo e Júnia Chagas - Coordenadora - Projeto Renascença
15h30 – Encerramento
Serlon Silva Santos - Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio
Sobre o Justiça na Escola
O Programa Justiça na Escola nasceu a partir da percepção, no dia a dia forense, do aumento substancial das situações de conflito, do desinteresse dos alunos e dos pais pelas questões escolares, da indisciplina, da violência, do uso de drogas e do abuso físico e sexual, com o objetivo de criar um ambiente e um momento em que essas questões possam ser debatidas pelos diversos seguimentos da sociedade, mas, principalmente, pela comunidade escolar, de modo a se avançar no tratamento do tema e buscar efetividade na aplicação da lei, municiando os profissionais da educação de ferramentas que os auxiliem a lidar com essa problemática.
O programa teve início em 2014, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico e livre de drogas, crimes e violência, através de uma proposta inovadora que envolve a participação do poder público, executivo, judiciário e legislativo, comunidade, setores educacionais e parceiros.
ASCOM/PMP