Simpósio do Justiça na Escola é realizado com sucesso
Mais de mil participantes tiveram a oportunidade de discutir temas importantes quanto a garantia dos direitos das crianças e adolescentes
Com o auditório da Catedral da IEADIP lotado, foi realizado durante os dias 21 e 22 de outubro o Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola com a participação de representantes das cidades de Patrocínio, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Guimarânia, Ibiá, Perdizes, Patos de Minas e Serra do Salitre.
Para o Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude, Dr. Serlon Silva Santos, o evento superou as expectativas. “Já havíamos verificado a necessidade de iniciar essas discussões em âmbito regional, e o Simpósio veio ao encontro dessa demanda da comunidade escolar e da rede de apoio à criança e ao adolescente, que necessitava de orientação para eficácia do trabalho que está sendo realizado graças a implantação do Justiça na Escola” afirmou o Juiz.
O Prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, esteve presente na abertura do evento, e em seu pronunciamento reafirmou o compromisso do município com o Programa. “Somos parceiros em todas as ações do Justiça na Escola, pois reconhecemos sua importância e o quanto suas ações têm contribuído para melhoria do ambiente escolar, especialmente no combate à indisciplina” destacou Deiró.
Também participaram da abertura o Vereador Florisvaldo José de Souza (Valtinho), Presidente da Câmara, a Vereadora Marcilene Jacinto, o Promotor da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Fábio Alves Bonfim, o Comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jabes Andrade Campos, o Delegado Regional Dr. Valter André Biscaro Salviano, acompanhado de mais quatro delegadas, a Defensora Pública, Dra. Maria Aparecida Martins Ribeiro, Flávia Raíssa, Assessora do Deputado Lucas Gonzalez, Pastor Osler dos Santos Moura, Presidente da IEADIP, a Superintendente Regional de Ensino, Luzia Paiva, o Secretário de Educação de Patrocínio, Emerson Caixeta, além de secretários das outras cidades participantes.
Palestras
Na noite de abertura foram realizadas duas palestras. A primeira com o Procurador Regional da República, Dr. Guilherme Schelb, que a convite do Justiça na Escola esteve pela terceira vez em Patrocínio, dessa vez para abordar o tema “A Segurança Jurídica e Pedagógica dos Profissionais que lidam com crianças e adolescentes”. Na oportunidade, Dr. Guilherme lançou o livro “Puros como as pombas, prudente como as serpentes”, um guia de orientação para lidar com os conflitos do cotidiano.
A segunda palestra da noite, abordou o tema “Combate ao Extermínio e à Automutilação” ministrado por Dra. Andreza Gomes, Subsecretária de Prevenção a Criminalidade de Minas Gerais, que explicou e tirou dúvidas a respeito do assunto, que teve um notável crescimento nos últimos anos, deixando pais e educadores em estado de alerta.
Dando continuidade ao Simpósio, na terça-feira, a primeira palestra foi ministrada pela Psicopedagoga e Mestre em Educação Noemi Mendes, de Uberlândia, sobre o tema “Indisciplina Escolar – Crianças com Laudo” esclarecendo muitas dúvidas de professores e profissionais da rede. Encerrando a manhã, o empresário e empreendedor Ricardo Rocha, fez uma reflexão sobre o tema “É possível mudar o Brasil?” arrancando muitos aplausos de toda a plateia.
Na parte da tarde, Dr. Julierme Rosa de Oliveira abordou o tema “Conselho Tutelar – Atribuições e Interface com a Rede” por meio do qual teve a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas pontuais que acontecem no dia a dia das instituições. Em seguida, o Projeto Renascença apresentou o “Música na Escola” com uma apresentação com os alunos das escolas estaduais Mariana Tavares e Irma de Carvalho, numa demonstração do projeto desenvolvido em parceria com o Programa Justiça na Escola.
Finalizando o evento, Dr. Serlon Silva Santos, fazendo uma breve abordagem sobre a importância de cuidarmos dos nossos relacionamentos profissionais e sobretudo das nossas famílias, agradeceu a participação de todos, enfatizando que o Simpósio representa apenas o início das discussões dos temas que precisam ser trabalhados em conjunto pelas redes de proteção à criança e adolescentes em todos os municípios.
ASCOM/PMP