Agricultura realiza curso de “Recuperação de Nascentes”

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), foi realizada com sucesso na semana passada, de 21 a 26 desse mês, com duas turmas capacitadas na “Recuperação e Proteção de Nascentes”. O curso de capacitação foi ministrado pelo instrutor do SENAR, o biólogo Marco Túlio de Freitas com aulas de campo nas regiões de Silvano e São João da Serra Negra, além de aulas teóricas no auditório do Sindicato Rural. 

Objetivos

Segundo Marco Túlio, “tendo em vista a importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto”, ressaltou. Pra suprir essa necessidade o SENAR desenvolveu o Curso Recuperação e Conservação de Nascentes, para quem possui uma nascente em sua propriedade, trabalha no setor ou deseja colaborar com o meio ambiente na preservação desse bem natural.

Biodigestores

A parceria conseguiu capacitar nesse período 22 pessoas entre elas, funcionários do DAEPA - Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio, Sindicato Rural, empresas de consultoria ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura, inclusive com a participação do titular da pasta da Agricultura Odirlei Magalhães. Todos a partir de agora, estão preparados pra orientar os produtores rurais na intervenção adequada para recuperação e proteção de suas nascentes. Magalhães adiantou que no início do de 2020 uma capacitação em construção de fossas biodigestores de baixo custo, está prevista para ocorrer no final de fevereiro.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação