Representantes de Patrocínio participam da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social

Na última semana, nos dias 18 e  19, a cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a realização da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais. Patrocínio esteve presente nas atividades, representada por dois delegados eleitos na última Conferência Regional, o supervisor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Renato dos Reis Freitas pelo setor público e a assistente social da APAE de Patrocínio, Graciella Magalhães Alves pela sociedade civil.

A Conferência Estadual, considerada instância máxima de mobilização, participação social e deliberação, teve como tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.  O objetivo foi o de avaliar a situação da Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento e para o planejamento do Estado.

Dentre as propostas sugeridas para o Governo do Estado, está a criação de uma ouvidoria para a Assistência Social, um canal específico para sugestões e reclamações. Outra sugestão está a criação de uma interlocução entre conselhos, estadual e municipais, por meio de fóruns microrregionais, videoconferências e encontros anuais para troca de experiências e melhorias no serviço social.

Em relação ao Governo Federal, foi proposta a criação de um fórum permanente de discussão entre o Suas, judiciário e órgãos de garantia de direitos para estabelecer um fluxo de serviços e atendimentos. Outra medida é fortalecer estratégias de prevenção e redução das vulnerabilidades em que estão expostas, crianças, mulheres, idosos, negros e população LGBTQI+.

Estiveram presentes na abertura do evento cerca de 700 delegados eleitos nas etapas regionais, além de 100 convidados, entre gestores de assistência social, representantes de entidades e de conselhos municipais. Os delegados que participam dessa etapa estadual foram eleitos nas conferências regionais, realizadas em 11 municípios-sede de Minas: Curvelo, Araçuaí, Divinópolis,Varginha, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Coronel Fabriciano, Uberaba, Belo Horizonte e Araguari.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Sedese.