Salas de vacinação estão normalizadas

O Ministério da Saúde distribuiu semana passada cerca de 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente para os estados, que encaminhou o produto para o municípios. Essa vacina garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). A vacina passou por um período de indisponibilidade na rede devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção pelo Ministério da Saúde.  Além da distribuição das doses, o Ministério publicou também uma Nota Técnica orientando o uso da vacina DTP na rotina em substituição a Pentavalente devido a irregularidade do abastecimento. Desse modo, todas as crianças podem completar o esquema vacinal, procurando umas das 16 salas de vacinação disponíveis no município de Patrocínio, a partir de 16/01/2020.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o serviço de vacinação na cidade e zona rural voltou ao atendimento normal à população. O serviço esteve suspenso desde o final de dezembro de 2019, onde na madrugada de sábado dia 28, atos de vandalismos foram registrados na Policlínica, o que provocou a perda de 6 mil doses de vacinas que estavam armazenadas no local onde foi registrado o crime, que continua sendo investigado pela autoridades competentes para se chegar aos autores do  vandalismo.  Segundo informações da Coordenadora de Atenção Primaria da Secretaria de Saúde Noilma Passos, todas as salas de vacinas do município voltaram ao atendimento normal a partir dessa quinta-feira (16). Estão à disposição da população as vacinas  do calendário vacinal  perdidas com a ação criminosa.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral com informações da SMS/Fotos Ilustração