Abertura do Simpósio da Saúde discute enfrentamento ao Coronavírus

Na manhã dessa quinta-feira (12), com o Auditório Geraldo Campos repleto de profissionais da saúde, teve início o Simpósio Municipal da Saúde, que acontece nos próximos dois dias para debater o tema “Redes de Atenção – Avanços e Desafios. Na abertura que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito Deiró Marra, foi também apresentado o Plano de Enfrentamento ao Coronavírus. 

Em seu pronunciamento o Prefeito destacou o pioneirismo da cidade frente a pandemia. “Não queremos que nossa cidade seja afetada pelo Coronavírus, mas temos consciência de que há o risco e por isso quero aqui destacar o empenho de toda equipe, que tem tomado todas as medidas necessárias para que o município esteja preparado para combater e tratar o problema que tem alarmado o país”, afirmou Deiró. 

Outras medidas contra o Coronavírus 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, mesmo ainda não tendo nenhum caso na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um Plano de Ação contra a doença, com treinamento dos profissionais e atuação em vigilância preventiva nas unidades de saúde públicas e particulares. Além disso, o Governo Municipal já providenciou leitos de isolamento na Santa Casa de Patrocínio, inclusive de UTI, que já estão preparados para atender exclusivamente casos suspeitos. 

Também foi formada uma Comissão Técnica Municipal de Monitoramento do COVID-2019 (Novo Coronavírus) para propor medidas de prevenção e controle no município. Além disso, essa equipe está responsável por disseminar informações sobre notificações, orientações e medidas tomadas, para evitar a proliferação de fake news.

ASCOM/PMP