Conexão Comunidade produz documentário sobre as Folias de Reis de Patrocínio

Os grupos de folias de reis integram o patrimônio cultural imaterial da cidade, e tem recebido apoio de Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para preservar e manter viva essa tradição, através da realização dos encontros e manutenção das associações e ternos de folias.

Devido a sua importância no cenário cultural de Patrocínio, o Projeto Conexão Comunidade, que é executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), patrocinado pela VLI e realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do  Governo Federal, produziu em dezembro de 2020 um documentário contando a história e registrando as memórias dos grupos de folias da cidade.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi parceira da iniciativa prestando total apoio na articulação dos agentes culturais para a execução do projeto.  O documentário traz devoção, patrimônio e histórias de vida dos foliões e está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=9Ey5Px_I0qA&feature=emb_title

O Projeto Conexão Comunidade atua em Patrocínio desde 2019, e além desse trabalho com as folias de reis, já realizou oficinas em escolas públicas e prestou apoio a um produtor de queijo artesanal.  O próximo passo será a elaboração de materiais impressos e a instalação de totens no CEU das Artes com informações sobre as ações que estão  sendo aqui desenvolvidas.

Outras informações sobre o Projeto Conexão Comunidade estão disponíveis no site www.conexaocomunidade.org.br .

ASCOM/PMP