Programa Descubra é apresentado a lideranças da cidade

Na manhã dessa quarta-feira (24), aconteceu no Auditório Geraldo Campos, na Prefeitura, uma reunião de iniciativa do Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, para apresentação do Programa Descubra, instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 082/2019, que integra o Projeto de Interiorização do Programa de Incentivo a Aprendizagem Profissional de Minas Gerais.

De forma online, Dr. Gustavo Moreira, Diretor do Foro e Juiz Titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Frutal, representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no Programa de Interiorização “Descubra”, explanou sobre o Projeto que visa o desenvolvimento de ações articuladas para ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional em todo o Estado de Minas Gerais.

Representando o Executivo Municipal, o Vice-Prefeito Humberto Donizete Ferreira – Bebé reafirmou o compromisso do Governo Municipal com as ações que promovam mais dignidade e justiça social, sendo parceiro de primeira hora para que o Programa Descubra seja efetivado em nosso município. “Os dados de reincidência de infratores na criminalidade é grande, devido a falta de acolhimento e oportunidade, capazes de transformar a vida desses jovens, por isso precisamos abraçar essa parceria” afirmou.

Dr. Serlon Silva Santos destacou a necessidade do envolvimento de toda sociedade na proposta. “A promoção do acesso de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social aos cursos de educação profissional necessita de um trabalho de sensibilização e engajamento junto aos empresários, instituições, escolas, famílias, comunidade, sociedade civil organizada, de forma que cada um compreenda sua parcela de contribuição priorizando o bem comum que é a reinserção social e a cidadania do jovem do sistema socioeducativo” afirmou ao enfatizar que Patrocínio é uma cidade que possui cidadãos que se envolvem e se importam com o bem-estar social.

Também participaram do evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Pastor Aláercio Rodrigues Luzia, que será responsável por organizar um comitê para adesão ao programa, Capitão Severo, representando a Polícia Militar, Subtenente Marcos Adriano, Chefe de Instrução do TG 04 020, Luzia Paiva, Superintendente Regional de Ensino, Wander Júnior de Carvalho, Presidente do Sindcomércio, Gilberto Faria, Presidente do Sindicato dos Contabilistas, Clementina Aparecida Caldeira, Presidente CMDCA, Patrícia Fonseca, representando o SENAC, Shirleyne Souza, da Rede Cidadã, secretários municipais, vereadores, representantes do CIAAP, empresários e imprensa.