Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, Secretaria de Saúde alerta sobre sintomas

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose e o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença. O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce e sua realização de forma correta, já que a doença ainda é razão de milhares de novos casos e mortes no Brasil.

Segundo informa a enfermeira referência do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Ferreira, os sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

Ainda segundo Bruna a tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

Tosse prolongada é sinal de alerta, procure a unidade de saúde mais próxima de você!