Prefeitura faz alerta sobre medidas de segurança e saúde no trabalho

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no trabalho, celebrada no dia 28 de abril, o Governo Municipal alerta a sociedade sobre a importância da prevenção dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho, com adoção de medidas e ações visando preservar a integridade física e mental dos trabalhadores, a fim de evitar acidentes ou doenças que podem causar lesões leves, moderadas, graves e até mesmo fatais.

No parâmetro epidemiológico, acidente de trabalho se caracteriza por “Todo caso de acidente de trabalho por causas não naturais compreendidas por acidentes e violências, que ocorrem no ambiente de trabalho ou durante o exercício do trabalho, quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função, ou a serviço do empregador ou representando os interesses do mesmo. Podendo se caracterizar por (Típico) ou no percurso entre a residência e o trabalho (Trajeto), que provoca lesão corporal ou perturbação funcional; podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte.”

Números preliminares do Radar SIT – plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência – apontam que em 2021 o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho, média de 1.159 registros por dia. Do total, 133.757 casos necessitaram de tratamento por período maior de 15 dias e 1.694 óbitos foram contabilizados. Além da realidade da subnotificação de muitos casos.

De acordo com a enfermeira referência técnica do setor de Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Ferreira, “é necessário criar um cenário de segurança e saúde nos ambientes de trabalho, pois um acidente traz graves consequências, desde o afastamento do trabalho, muitas vezes por longo período ou por toda a vida, além de criar um impacto econômico e social.”

Seguem abaixo algumas dicas para evitar acidentes de trabalho: