Censo 2022: saiba a importância de participar e como identificar os recenseadores

A Prefeitura de Patrocínio, em apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), orienta todos os munícipes para que recebam os recenseadores e respondam corretamente ao questionário do Censo 2022. É muito importante a participação da população na pesquisa, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da nossa população e das suas características socioeconômicas, e ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

Segundo o Coordenador Regional do IBGE, Edmilson Laurentino, nesse primeiro mês de realização do Censo, os recenseadores tem sido muito bem recebidos pela maior parte da população, no entanto uma pequena parcela dos moradores tem se recusado a prestar as informações, tendo como motivos insegurança de passar dados pessoais e os horários em que as visitas são realizadas buscando encontrar os moradores em casa.

Para garantir a segurança, os moradores das áreas urbanas e rurais devem ficar atentos à correta identificação dos recenseadores. Eles estão devidamente uniformizados, com boné e colete, além de crachá com QR Code para o morador confirmar sua identidade. O questionário é aplicado pelos profissionais todos os dias da semana, em horários diversos, inclusive, podendo acontecer a noite e aos sábados e domingos.  Além disso, as informações são confidenciais e protegidas por sigilo.

O questionário geral leva cerca de 15 minutos para ser respondido e aborda dados, tais como: características do morador, a exemplo de sexo, idade e nível de escolaridade; estrutura da residência; saneamento básico existente e rendimento mensal. Uma parcela dos questionários (5%), ainda, é mais aprofundada e serve de amostra, contendo dados adicionais, como: religião, área de atuação profissional, entre outros.

O resultado do Censo reflete a realidade dos municípios e do País como um todo, sendo que seus resultados contribuem para a tomada de decisão dos governos em todos os níveis, acerca dos serviços essenciais à população, tais como a definição do número de postos de saúde, de creches e escolas, as ações voltadas à criação de empregos, entre outros relevantes, além de poder subsidiar os investimentos da iniciativa privada igualmente em áreas prioritárias.