Cerimônia marca reabertura do Museu Histórico Municipal e abertura da 16ª Primavera dos Museus

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na noite de ontem (19) a cerimônia de reabertura do Museu Histórico Municipal Professor Hugo Machado da Silveira e lançamento da 16ª Primavera dos Museus.

O Prefeito Deiró Marra falou sobre o minucioso trabalho de recuperação realizado no museu, que passou por serviço de recuperação estrutural, com novos escoramentos, revisão e troca de componentes elétricos e instalação de câmeras de monitoramento, e elogiou a escolha dos nomes dos homenageados "Com essa revitalização temos agora toda a segurança e o alvará dos bombeiros para podermos usufruir deste museu tão belo e representativo e que valoriza a nossa cultura. Hoje também estamos realizando estas justas homenagens a pessoas que tanto contribuíram e marcaram nossa história" disse.

Após três anos sem receber o público, tempo durante o qual passou por diversas adequações e melhorias estruturais, o Museu reabre suas portas ao público que poderá novamente visitar seu acervo, que está dividido em salas homenageando diversas figuras históricas de Patrocínio: Sala da Comunicação ‘”Humberto Gonçalves Côrtes”; Sala da Educação “Darlene Aparecida Ferreira”; Sala da Saúde “Dr. Walter Pereira Nunes”; Sala das Esculturas “Francisco Nunes de Oliveira”; Sala de Música “Paulinho Machado”; Sala de Imprensa Gráfica “Sebastião Eloi Dos Santos”; Sala de Tear “Prozolina Barbosa”; Sala do Café “José Ioshio Miaki”; Sala dos Afrodescendentes e Indígenas “Inácio Francisco Souza”; Sala dos Tropeiros “Geraldo Afonso Côrtes”; Salão de Exposições Temporárias “Maria Auxiliadora Ferreira” e Salão Principal “Marcelo Pereira Guimarães”.

Durante a 16ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” diversas ações serão realizadas no Museu Histórico Municipal até o dia 25. Hoje (20) às 16h acontece uma palestra com o sociólogo, Dr Marcelo Rodrigues Lemos sobre o tema da 16ª Primavera dos Museus. Amanhã (21) às 14h acontece uma mesa redonda com profissionais da APAE, alunos do Coral da associação e profissionais do Município que estão inseridos nas escolas para atendimento aos alunos especiais e apresentação do Coral. Na quinta-feira (22) será realizada às 8h com saída do Museu uma Rota Turistica, Histórica e Cultural de Patrocínio com acompanhamento da historiadora Simone Maria Nunes Amorim, e na sexta (23) 8H30 uma oficina de pintura com Renata dos Anjos e reflexão com Eliane Lima abordando a análise contextualizada das projeções dos 200 anos através da resiliência na psicologia, interações humanas e o desenvolvimento das habilidades como norteador bucando o equilibrio na atualidade.