Secretaria Municipal de Saúde divulga Boletim Informativo Epidemiológico Anual de Sífilis
Finalizando as ações realizadas durante o ano de 2022, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o Boletim Informativo epidemiológico anual de sífilis adquirida, em gestante e congênita em menores de um ano em Patrocínio.
Em 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a iniciativa global para eliminar a transmissão vertical da Sífilis, gerando estimativas regionais e globais de sífilis materna e congênita.
Na série histórica de 2018 a 2022, do município de Patrocínio, observamos um aumento no número de casos de sífilis adquirida no ano de 2022, comparados com os anos de 2018, 2020 e 2021, mais próximo ao ano de 2019. Nos casos de sífilis em gestante manteve-se uma média de casos dos últimos três anos, com predominância do uso da Penicilina Benzatina 2.400.000 e 7.200.000 para esquema de tratamento na maioria dos casos e prevalecendo o primeiro trimestre da gravidez o momento do diagnóstico. O tratamento do parceiro foi realizado em grande parte dos casos de sífilis na gestação (+-70%), todavia, confronta com os casos não tratados e ignorados. Na sífilis congênita houve queda no número de casos nos últimos três anos, portanto, no ano de 2021 houve um caso que evoluiu com cura e no ano de 2022 um caso que não teve evolução satisfatória.
Alcançar a eliminação global da sífilis congênita, no entanto, exige melhorar o acesso à triagem e tratamento precoce da sífilis, monitorar clinicamente todas as mulheres diagnosticadas com sífilis e seus bebês, melhorar o manejo do parceiro e reduzir a prevalência da sífilis na população geral, expandindo os testes, o tratamento e o encaminhamento adequado.