21ª Semana dos Museus em Patrocínio celebra a Sustentabilidade da Memória Sacra

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou uma programação especial para 21ª Semana dos Museus, evento anual de grande importância para a cultura, história e memória brasileira. Comemorada em todo o país, o evento reúne museus de diversas localidades, proporcionando uma programação enriquecedora e diversificada. Em Patrocínio, o evento ocorrerá de 15 a 19 de maio, tendo como sede o Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, na Praça Matriz.

O tema escolhido para a edição deste ano é "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar", e em Patrocínio a temática será trabalhada com o foco na "Sustentabilidade da Memória Sacra", explorando a religiosidade, a história e a cultura sacra que fazem parte da identidade da cidade.

Confira a programação da 21ª Semana dos Museus em Patrocínio:

15 de maio - Abertura virtual e Projeto História Oral

A semana será inaugurada virtualmente, com uma explanação sobre toda a programação e a apresentação do projeto "História Oral". O projeto irá trazer à tona a trajetória da religiosidade local e o valioso patrimônio material religioso presente na cidade.

16 de maio - Encontro na Igreja Matriz, Procissão, apresentação de Coral e Exposição de Arte Sacra, às 19h

Um encontro especial ocorrerá na Igreja Matriz, seguido por uma procissão pela Praça da Matriz, com a presença das imagens sacras. O Coral Patrocínio Encanto irá entoar nas escadarias do museu o Terço Cantado, acompanhado de coreografia do Studio Angélica Fonseca. Além disso, haverá a abertura da exposição de Arte Sacra Patrocinense no Museu Municipal, apresentando peças de grande valor histórico e artístico.

17 de maio - Oficina de arte sustentável das 9h às 11h e das 14h às 16h

A oficina "Pensamento em Reciclagem - Acessibilidade dos Museus", ministrada por Júlia Santaella, abordará a arte sustentável e a importância da acessibilidade nos museus. Com participação do grupo Inclusão Radical e os alunos do programa Arte Viva.

18 de maio - Oficina de arte sacra sustentável das 9h às 11h e das 15h às 17h

As artistas da Escola Municipal de Artes Irene Marra, Lúcia Reis, Eude Araújo e Renata dos Anjos, irão ministrar a oficina de arte sacra sustentável. A proposta é explorar técnicas e materiais que possam preservar a tradição da arte sacra de forma sustentável.

19 de maio - Exposição dos trabalhos das oficinas ministradas durante a semana e apresentações teatrais na Esplanada do Museu a partir das 19h.

Para valorizar as habilidades e expressões artísticas dos participantes das oficinas realizadas durante a semana, os trabalhos criados por eles serão expostos ao público no Museu Municipal. Além disso, também acontecerão apresentações do espetáculo teatral “ECOARTE", com alunos do programa Arte Viva, do teatro sustentável “A FLORESTA ENCANTADA”, além do concerto de Piano com Ud Trio - Daniela Carrijo, Rodrigo Ribeiro e Shirley Lopes.