Seminário Regional do Justiça na Escola faz balanço positivo dos trabalhos em 2023

Na última quarta-feira (29), foi realizado, no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura, o Seminário Regional do Programa Justiça na Escola com o tema “Cooperação e Cidadania na Educação", encerrando os trabalhos do ano de 2023.

Segundo Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, nesse ano o Programa alcançou seus objetivos, desenvolvendo ações que tiraram o enfoque dos ataques que estavam acontecendo nas escolas, para ações positivas que visam o desenvolvimento dos alunos.

Dentre as ações, Dr. Serlon destacou a realização da 1ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino de Patrocínio, que contou com um grande envolvimento das escolas, alunos e famílias, que trouxeram trabalhos de qualidade para exposição. “A alegria dos alunos com a realização dos projetos, foi um ponto alto, que nos trouxe a certeza de estarmos no caminho certo” afirmou o Juiz, anunciando que uma próxima edição já está sendo planejada para o próximo ano com enfoque no Cooperativismo e Empreendedorismo.

A Coordenadora do NAPE – Núcleo de Apoio às Escolas, Tamara Couto Duarte, também realizou um balanço das ações realizadas pela equipe ao longo do ano, além de explanar aos gestores sobre a necessidade do cumprimento da lei que proíbe o uso de celulares nos educandários.

Representando o Prefeito Deiró Marra, o Secretário Municipal de Obras Públicas, Wellington Fernandes (Mama) enalteceu o trabalho de todos os envolvidos do Programa Justiça na Escola. “É notória a redução da indisciplina em nossas escolas, por isso só temos a agradecer a ação desse grande projeto, e colocar sempre o Governo Municipal como primeiro parceiro”, afirmou.

Também participaram do evento o Presidente da Câmara Leandro Caixeta, o Vereador Natanael Diniz, o Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta, Kelly Pereira da Silva Oliveira, representando a Superintendência Regional de Ensino, Cabo Lázara, representando o 46º Batalhão de Polícia Militar, gestores escolares e imprensa.

Sobre o Programa Justiça na Escola

O Programa Justiça na Escola foi implantado em Patrocínio no ano de 2014, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência.

Idealizado pelo Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, o Justiça na Escola já está consolidado na cidade com palestras realizadas para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais. O programa também tem atuação 8 cidades no entorno de Patrocínio (Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Iraí de Minas, Perdizes, Arapuá, Lagamar e Patos de Minas), além da iniciativa ter sido apresentada em Caetanópolis, Paraopeba, Sete Lagoas, Tupaciguara, Belo Horizonte e oito cidades da região metropolitana, Itajaí do Sul e Blumenau em Santa Catarina, Campinas em São Paulo, São Gonçalo do Rio de Janeiro, Brasília, Belém do Pará e Salvador na Bahia.